Microcrédito - Informações Gerais

O que levou o Banco Sol a optar pelo Microcrédito?

Esta opção estratégica pelo microcrédito surgiu com base na falha que havia no mercado em termos de acesso a serviços bancários pelas camadas mais pobres. O objectivo era precisamente o de minimizar esta situação e com o nosso exemplo, influenciar outras instituições financeiras a entrar para este mercado.

Existe ainda muita relutância sobre o sucesso que se pode atingir ao apostar no microcrédito, no entanto acreditamos que ao impulsionar o crescimento económico da classe mais pobre através do recurso ao Crédito Bancário, funcionamos como um catalisador à promoção de micro empresas e esta é uma estratégia de negócio rentável, embora a longo prazo.

O microcrédito possibilita o auto-emprego e consequentemente o aumento do capital individual, o que em muitos casos se traduz na restituição da cidadania e acima de tudo da dignidade.

Cada vez mais, em todo o mundo, o microcrédito é visto como uma ferramenta de desenvolvimento altamente reprodutiva. Acreditamos que colaborar com a expansão de micro empresas, é sem dúvida uma forma eficaz de combate à pobreza e consequentemente crescimento económico e social do País.

Início da actividade

O inicio de actividade do Microcrédito comercial foi no ano 2001, com uma experiência no Bengo, nomeadamente em Caxito, Barra do Dande, Sassa e Musseque. Actualmente o Microcrédito comercial é desenvolvido em todos os municípios da província de Luanda, Bié (Kuito, Chianguar e Kunje) e nas províncias do Bengo, Huíla, Malange e Benguela. No mês de Abril de 2003, concederam-se os primeiros créditos rurais na província da Huíla (na localidade de Humpata). Actualmente, o crédito rural desenvolve-se na província do Bengo, nas localidades de Boa Esperança, Mabuia e Dungo.

Programa Microcrédito Banco Sol

O microcrédito visa o aumento do rendimento familiar de pequenos empreendedores com baixos ganhos, ou com dificuldades de acesso ao crédito bancário ou até mesmo, em alguns casos, pessoas classificadas como excluídas do sistema bancário clássico.

 

O nosso programa de microcrédito propõe-se especialmente a:

  • Fornecer créditos para aquisição e manutenção de equipamentos, ferramentas, instalações, etc., para o desenvolvimento das actividades profissionais dos seus beneficiários; 
  • Criar e oferecer condições para a melhoria do rendimento de famílias em condições mais desfavorecidas; 
  • Conceder créditos para incrementar actividades profissionais dos seus beneficiários, de forma eficaz e orientada.

A criação deste programa tem como objectivo auxiliar os micro e pequenos empreendedores, que não têm acesso ao crédito bancário formal, oferecendo-lhes fontes de capital.

 

O programa apoia e oferece créditos, em condições favoráveis, a pessoas que procuram melhorar e ampliar um pequeno negócio, por terem condições de fazê-lo, sem no entanto disporem dos meios financeiros necessários. Os beneficiários são comerciantes, micro-industrias, agricultores, sapateiros, costureiras, marceneiros e prestadores de serviços em geral.

Quem pode obter o microcrédito?

Homens e Mulheres angolanos ou estrangeiros, com residência permanente, desde que:

  • Tenham mais de 18 anos de idade; 
  • Sejam proprietários de um micro ou pequeno negócio, formal ou informal, em funcionamento, localizado em qualquer região com representação do Banco Sol;
  • Apresente viabilidade económico-financeira; 
  • Tenha capacidade de gerar emprego/ocupação e rendimento; 
  • Não apresente restrições cadastrais;
  • Desenvolva actividades que não prejudiquem o meio ambiente e que não sejam ilegais; 
  • Tenha dificuldade de acesso ao crédito bancário formal.

De uma forma geral, microempresas, pessoas jurídicas, desde que consideradas na forma da regulamentação vigente, ou ainda, empreendedores que apresentem todas as informações solicitadas e desde que constatada sua veracidade pelo Agente de Crédito.

 

No entanto, e na maior parte dos casos, são os nossos agentes de microcrédito que identificam os sectores de micro-crédito, nos bairros, comunas ou aldeias, recolhendo informação, sobretudo no que respeita a estrutura e organização das comunidades, identificando possíveis líderes e fazendo uma triagem sobre as informações preliminares de maior realce, tais como a conduta, documentação, tipos de negócios, volume de vendas, margens de venda, poupança e histórico de crédito, para os diferentes membros dos Grupos ou Micro-empresários a beneficiar do microcrédito.

Finalidades dos microcréditos

Os microcréditos poderão ser concedidos para:

 

Capital de Giro

Destinado à aquisição de mercadorias e matérias-primas ou insumos agrícolas.

 

Capital Fixo

Destinado a:

  • Aquisição de ferramentas, máquinas, equipamentos e veículos utilitários/equipamentos, sendo indispensável a apresentação prévia dos respectivos orçamentos para aprovação do crédito;
  • Melhoria e/ou ampliação de instalações do negócio em questão.

.

Indicadores gerais do Microcrédito

chart
Responsive image

Microcrédito - Informações Gerais

Destinado a pequenos empreendedores com baixos ganhos, ou com dificuldades de acesso ao crédito bancário.

Responsive image

Sol SMS

Agora vá ao banco pelo telemóvel

Copyright © 2016 Banco Sol Todos os direitos reservados Desenvolvido por Link Consulting