O que levou o Banco Sol a optar pelo Microcrédito?
Esta opção estratégica pelo microcrédito surgiu com base na falha que havia no mercado em termos de acesso a serviços bancários pelas camadas mais pobres. O objectivo era precisamente o de minimizar esta situação e com o nosso exemplo, influenciar outras instituições financeiras a entrar para este mercado.
Existe ainda muita relutância sobre o sucesso que se pode atingir ao apostar no microcrédito, no entanto acreditamos que ao impulsionar o crescimento económico da classe mais pobre através do recurso ao Crédito Bancário, funcionamos como um catalisador à promoção de micro empresas e esta é uma estratégia de negócio rentável, embora a longo prazo.
O microcrédito possibilita o auto-emprego e consequentemente o aumento do capital individual, o que em muitos casos se traduz na restituição da cidadania e acima de tudo da dignidade.
Cada vez mais, em todo o mundo, o microcrédito é visto como uma ferramenta de desenvolvimento altamente reprodutiva. Acreditamos que colaborar com a expansão de micro empresas, é sem dúvida uma forma eficaz de combate à pobreza e consequentemente crescimento económico e social do País.
Início da actividade
O inicio de actividade do Microcrédito comercial foi no ano 2001, com uma experiência no Bengo, nomeadamente em Caxito, Barra do Dande, Sassa e Musseque. Actualmente o Microcrédito comercial é desenvolvido em todos os municípios da província de Luanda, Bié (Kuito, Chianguar e Kunje) e nas províncias do Bengo, Huíla, Malange e Benguela. No mês de Abril de 2003, concederam-se os primeiros créditos rurais na província da Huíla (na localidade de Humpata). Actualmente, o crédito rural desenvolve-se na província do Bengo, nas localidades de Boa Esperança, Mabuia e Dungo.
Produtos de Microcrédito
Produtos e Serviços de Microcrédito
- Produto “Amigo Sol” - destinado à pessoas singulares ávidas de iniciar uma actividade empreendedora—”Produto Start Up” (Parceria c/ MAPTSS);
- Produto “Microempresa” - destinado à pessoas singulares capazes de realizar uma actividade lícita geradora de rendimentos.
- Produto “Campanha Agrícola” destinado a um grupo de pessoas, representada por um líder eleito por unanimidade do grupo;
- Produto “Mosel”- destinado a micro e pequenos empresários do ramo da saúde e farmácias para aumento do capital circulante e em espécie, através de uma parceria com o Grupo Mosel Lda;
- Outros produtos e serviços adaptados a real necessidade do cliente mediante as características do meio envolvente.
- O Ponto Quem pode obter o microcrédito substituir por
Quem pode obter o microcrédito?
Angolanos e estrangeiros (c/residência permanente) que:
- Possuam idade igual ou superior à 18 anos;
- Apresentem iniciativa empreendedora;
- Sejam proprietários de um micro ou pequeno negócio legal e localizado em qualquer uma das 18 províncias do País;
- Apresentem viabilidade económico-financeira;
- Não apresentem restrições cadastrais
- Tenham capacidade de gerar o auto-emprego e emprego;
- Desenvolvam actividade empreendedora que não prejudique o meio ambiente;
- Tenham dificuldades de acesso ao crédito clássico. De forma geral, entendemos, micro e pequenas empresas, como sendo pessoas jurídicas na regulamentação vigente, ou ainda, empreendedores que apresentem as informações solicitadas, desde que constatada sua veracidade pelo Analista/Gestor de Microcrédito, garantindo assim a finalidade do empréstimo, conforme as boas práticas e em obediência as regras de compliance.
No entanto, e na maior parte dos casos, são os nossos agentes de microcrédito, que identificam os sectores de micro-créditos nos bairros, comunas ou aldeias, recolhendo informação, sobretudo no que respeita a estrutura e organização das comunidades, identificando possíveis lideres e fazendo uma triagem sobre as informações preliminares de maior realce, tais como conduta, documentação, tipos de negócios, volume de vendas, margens de venda, poupança e histórico de crédito, para os diferentes membros dos Grupos ou Microempresários a beneficiar do microcrédito.
Capital Circulante
Os microcréditos poderão ser concedidos para:
Capital de Giro
Destinado à aquisição de mercadorias e matérias-primas ou insumos agrícolas.
Capital Fixo
Destinado a:
- Aquisição de ferramentas, máquinas, equipamentos e veículos utilitários/equipamentos, sendo indispensável a apresentação prévia dos respectivos orçamentos para aprovação do crédito;
- Melhoria e/ou ampliação de instalações do negócio em questão.
.
Indicadores gerais do Microcrédito