Prezados Parceiros do Banco Sol,
Passámos uma parte considerável do ano de 2021 sob o signo de incertezas e grandes desafios, com sucessivas renovações do Estado de Calamidade Pública, que umas vezes suavizaram as medidas de restrições, mas outras impuseram o inverso. Portanto, 2021 também foi um ano bastante exigente, quiçá mais laborioso, devido ao desgaste que alonga vigência da COVID-19 provocou na Economia do nosso país.
Porém, o último trimestre do ano já foi mais promissor, porquanto foram-se tornando visíveis os efeitos positivos da campanha de vacinação que arrancou no início de Março, apenas 3 meses depois do seu arranque num número reduzido de países desenvolvidos, apesar de terem estado a ocorrer notícias do surgimento de novas variantes, ditas mais contagiosas ou com um poder de transmissão maior e algumas vezes mais letais.
Fruto da sua resiliência, a economia global ganhou robustez, mas houve aumentos não desprezíveis nas suas taxas de inflacção, escassez de matérias-primas essenciais e de mão-de-obra qualificada, interrupções na cadeia logística, mormente na carga e descarga e, concomitantemente, na distribuição e quedas acentuadas na procura em certos sectores.
Como não podia deixar de ser, o quadro não foi diferente em Angola e no Banco Sol, que apesar de terem sido afectados pelas perdas de vidas humanas e pelos efeitos decorrentes da utilização limitada das suas capacidades produtivas e laborais e restrições nasmovimentações de pessoas e bens, encetaram recuperações nos seus respectivos contextos.
Fruto da inter-relação dos diversos participantes e em particular do trabalho abnegado que foi sendo efectuado pelas Equipas de Trabalho e Accionistas da nossa instituição, o Banco Sol manteve os casos da pandemia dentro de cifras aceitáveis, melhorou o funcionamento dos seus órgãos e estruturas, preservou a quase totalidade dos postos de trabalho e melhorou alguns dos seus indicadores, com destaque para os seguintes:
- A Carteira de Créditos cresceu em 4,5% para Kz 214 177 milhões;
- A Carteira de Depósitos ascendeu a Kz 639 850 milhões, tendo representado um incremento de 22% em relação a 2020;
- O Número de Clientes teve um aumento de cerca de 15%, correspondente a mais de 141 000 contas novas;
- A margem Financeira passou de Kz 6 269 milhões para Kz 19 632 milhões.
O crescimento económico moderado que se prevê para a República de Angola em 2022, fez-nos estimar a obtenção de resultados mais robustos neste exercício. Todavia, o conflito russo-ucraniano que deflagrou no fim do mês de Fevereiro, aconselha-nos a sermos mais cautelosos em relação aos resultados parcelares e finais que hoje esperamos vir a obter.
Continuaremos a executar o Plano Estratégico com determinação acrescida, face aos bons resultados que temos conseguido.
O nosso profundo agradecimento a todos os nossos parceiros, em particular aos nossos Colaboradores, Clientes e Accionistas do Banco Sol.
Banco Sol!
O Banco de todos nós.
Rosário Simão Jacinto
Presidente do Conselho de Administração.
O cartão Pré-Pago da Rede Visa que lhe permite efectuar as suas compras de forma adequada, fácil e segura.
Destinado a pequenos empreendedores com baixos ganhos, ou com dificuldades de acesso ao crédito bancário.