Mensagem do Presidente do Conselho de Administração

 

Prezados Quadros, Colaboradores e Membros dos Órgãos Sociais do Banco Sol,

 

O Conselho de Administração que eu presido, tomou posse no dia 26 de Junho de 2020, dando continuidade ao modelo dualista de gestão que tinha sido implementado em Maio do ano anterior, institucionalizado pelo Banco Nacional de Angola, BNA, através do Aviso nº 1/2013, que estabelece as políticas e os processos que as Instituições Financeiras devem implementar no âmbito da nova Governação Corporativa.

O Banco Sol tem em curso um Plano Estratégico, referente ao período de 2020 a 2023, que estamos empenhados em cumprir, cujos objectivos principais podem sintetizar-se no crescimento sustentado do negócio, que assegure um adequado equilíbrio entre o risco e a rentabilidade, na eficiência da sua actividade e na redução dos custos operativos. A definição deste Plano para 4 anos, permite-nos conhecer melhor a situação actual e as linhas de rumo para o futuro, com objectivos e metas definidas, nas quais estão bem plasmadas a nossa MISSÃO e os nossos VALORES.

Em particular, a avaliação da posição da nossa instituição no mercado, aconselhou-nos a actualizarmos e desenvolvermos as políticas de gestão de pessoal, esse que é o nosso maior activo e não obstante as condições de trabalho pouco favoráveis que caracterizaram o ano económico de 2020, aprovámos e publicámos 11 instrumentos de políticas, regulamentos, qualificador e outros, que entraram em vigor no primeiro dia útil de Janeiro do ano em curso, de forma faseada e cuja implementação criteriosa e cuidada, contribuirão para a alavancagem do Banco nas suas várias vertentes.    

Atravessamos tempos muito desafiantes, devido a pandemia COVID-19, que despoletou e mantém uma crise económica e social sem precedentes no mundo inteiro e tem obrigado à adopção de medidas que têm paralisado sectores inteiros da economia mundial e, concomitantemente, levado a quedas brutais na procura, com excepção de alguns sectores, sendo difícil fazer previsões seguras quanto à sua evolução.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), que já desembolsou 2,9 dos 4,4 mil milhões de Dólares da ajuda prevista no Programa de Financiamento Ampliado a Angola, tendo havido recentemente o desembolso de mais 487,5 milhões de Dólares, no âmbito do qual já realizou a sua 4ª avaliação positiva, a economia angolana deverá crescer cerca de 0,4% em 2021, depois de ter contraído 2,0%, 0,6% e 4%, em 2018, 2019 e 2020, respectivamente, neste último ano devido aos efeitos da COVID-19.

O montante supracitado da 4ª tranche do FMI, deverá ser canalizado para o financiamento das reformas estruturais em curso, para a saúde e para enfrentar não só a COVID-19, mas também as restantes endemias que abundam no nosso território, sendo para já de destacar as melhorias e os avanços conseguidos entretanto nas reformas fiscais, monetárias e cambiais e, em geral, na melhoria do ambiente de negócios.

Queremos participar activamente em todos os programas prioritários do Governo, como o PRODESI e o PROPRIV – Programa de Privatizações – em curso, que visa privatizar mais de 195 empresas e activos públicos, que vão desde às telecomunicações, à agropecuária, indústria, sector financeiro e petróleos.

Durante o ano em curso, completaremos 20 anos de actividade. O nosso banco está a fazer um percurso que começou pelo Microcrédito, de que foi pioneiro e hoje é o leader no mercado Angolano e tornou-se num banco universal, com presença nas 18 Províncias do país e reconhecido por todos os angolanos.

OBRIGADO E BOM ANO DE 2021!

BANCO SOL, o banco de todos nós.

 

Rosário Simão Jacinto

 

Presidente do Conselho de Administração.

Responsive image

Cartão Kumbu

O cartão Pré-Pago da Rede Visa que lhe permite efectuar as suas compras de forma adequada, fácil e segura.

Responsive image

Microcrédito - Informações Gerais

Destinado a pequenos empreendedores com baixos ganhos, ou com dificuldades de acesso ao crédito bancário.

Copyright © 2021  |  Banco Sol Todos os direitos reservados  |  Desenvolvido por Link Consulting