O Banco Sol e demais players do sector financeiro bancário e do Mercado de Valores Mobiliários (MVM) angolano participaram, esta Quarta-feira, 30, do primeiro Investor Call da Etu Energias, a maior empresa privada angolana do sector petrolífero, num encontro que debateu, entre outros, as ‘oportunidades estratégicas de investimentos e crescimento’ daquela companhia.
No evento, o Banco Sol fez-se representar pelo Director de Mercados Financeiros, Raul Diniz. O certame, que reuniu ainda reguladores e agentes do sector de Oil & Gas e Agências de Financiamento, respectivamente a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) e o Afreximbank, serviu também para exposição dos resultados operacionais da Etu Energias, bem como as projecções da empresa, além da partilha de insights sobre o sector petrolífero.
De acordo com o Presidente da Comissão Executiva, Edson dos Santos, a Etu Energia fechou o exercício económico do ano passado com o lucro líquido total de 215,2 milhões de dólares, um salto de 53% face às contas do período anterior.
Em 2024, o Banco Sol celebrou um Acordo de Financiamento com a ETU ENERGIAS, com vista ao apoio financeiro das suas iniciativas nos segmentos de upstream, distribuição e energias renováveis. Este acordo constitui um marco relevante na entrada do Banco SOL no financiamento directo à indústria petrolífera, sendo um passo determinante na construção de um portfólio de crédito robusto, diversificado e sustentável. A nível de produto, o Banco SOL reforçou a linha KILAPI uma solução financeira desenhada para apoiar prestadores de serviços da indústria do petróleo e gás.