Frame
Frame
Frame
Banca angolana ganha Centro Logístico de armazenamento, processamento e destruição de notas "Casa do Kwanza"

Banca angolana ganha Centro Logístico de armazenamento, processamento e destruição de notas "Casa do Kwanza"

Fevereiro 28, 2025/

internacionalização

O mercado bancário angolano ganhou, esta Quinta-feira, 27, um Centro Logístico de Armazenamento, Processamento e Destruição de notas impróprias para a circulação, a Casa do Kwanza, unidade do Banco Nacional de Angola (BNA) que vai reforçar o processo de gestão do meio circulante no País.

 

Inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço, no quadro das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, a Casa do kwanza é, na prática, uma infraestrutura moderna do banco central, projectada para “atender às necessidades crescentes da demanda por numerário”, em virtude do crescimento demográfico registado nos últimos tempos.

 

De acordo com a descrição do projecto, apresentada pelo Governador do BNA, Manuel Tiago Dias, com a Casa do Kwanza, o mercado bancário nacional dispõe, assim, de um equipamento que “facilitará a satisfação das necessidades de numerário em todo o País”.

 

A infraestrutura possui, entre outros, cinco casas fortes, nomeadamente a Paletes, de caixas, de Metais Preciosos, de Ouro e de Transição, todas totalmente automatizadas e equipadas com estantes e robôs para acondicionamento e movimentação do dinheiro.

 

1

A sala de Processamento Automático de Notas tem, por exemplo, equipamentos sofisticados para o tratamento automático de notas com capacidade de processamento de mais de 4 milhões de notas por dia, sendo que cada máquina pode processar cerca de 33 notas por segundo com sensores para detectar notas contrafeitas.

 

O empreendimento, cuja obra teve início em Agosto 2021, ocupa um lote de 10 hectares e dispõe de um edifício administrativo, edifícios de apoio técnico e de exploração e um edifício de armazenamento de numerário e metais preciosos, processamento e destruição de notas impróprias para a circulação.

 

Assistiram à inauguração, entre outros, vários players do sector financeiro bancário, em que se inclui o Banco Sol.