Conheça o seu banco

Ser o banco de confiança, que apoia as famílias e empresas ao longo da sua vida.

Saber mais right arrow
02 (2)

Quem somos

Crescimento sustentado para garantir o futuro!

Procuramos acompanhar o mercado e satisfazer as crescentes necessidades dos nossos clientes. Ao longo destes 23 anos um grande investimento tem sido feito na criação de produtos e serviços que cubram estas necessidades, através de um planeamento cuidadosamente delineado e da implementação de estratégias flexíveis.

 

 

O Banco está comprometido com um processo de evolução contínuo e consistente, para melhorar a experiência dos seus clientes através da disponibilização de canais alternativos de serviços adaptados às necessidades do mercado.  Neste contexto evolutivo, investimos na criação de novas áreas de negócio e na especialização das unidades operacionais.

O Microcrédito, consiste no nosso princípio basilar, e que muito nos orgulha, por contribuir para o desenvolvimento de Angola e a sustentabilidade das comunidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

Estamos focados no futuro

A nossa missão e visão para o futuro são as nossas bases para o nosso trabalho. 

Missão
O Banco Sol tem como missão a criação de valor para os seus Clientes, Colaboradores e Accionistas, contribuindo para o desenvolvimento económico do País, através de elevados padrões de solidez, eficiência e rentabilidade.
Visão
O Banco Sol tem como visão, ser o Banco de referência no sector bancário pela excelência do serviço prestado aos seus Clientes, promovendo a qualidade e a inovação da oferta de produtos e serviços bancários disponibilizados aos diversos segmentos de mercado e reforçando a sua posição de liderança no microcrédito.
Valores

ÉTICA


Respeitando os valores éticos e obedecendo às normas de conduta em vigor;

CONFIANÇA


Garantindo a segurança e satisfação dos Clientes primando pela qualidade dos produtos e serviços;

VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO


Investindo na formação e fomentando a gestão do talento, reconhecendo e valorizando os nossos Colaboradores;

RIGOR


Cumprindo com as melhores práticas na gestão do risco, garantindo uma gestão adequada do balanço e capital;

TRANSPARÊNCIA


Comunicando e actuando de forma verdadeira, clara e objectiva;

PROXIMIDADE


Promovendo relações duradouras e acessíveis com os nossos Clientes e com os nossos Colaboradores;

RESPONSABILIDADE SOCIAL


Contribuindo para o progresso e desenvolvimento da nossa Sociedade.

PCA António André Lopes Banco Sol

António André Lopes
Presidente do Conselho de Administração

 

Data de Eleição: Abril de 2024
Nacionalidade: Angolana
Grau académico: Licenciatura em Economia  

Prezados Parceiros do Banco Sol,

PCA António André Lopes Banco Sol

António André Lopes
Presidente do Conselho de Administração

 

Data de Eleição: Abril de 2024
Nacionalidade: Angolana
Grau académico: Licenciatura em Economia  

Prezados Parceiros do Banco Sol,

Porém, o último trimestre do ano já foi mais promissor, porquanto foram-se tornando visíveis os efeitos positivos da campanha de vacinação que arrancou no início de Março, apenas 3 meses depois do seu arranque num número reduzido de países desenvolvidos, apesar de terem estado a ocorrer notícias do surgimento de novas variantes, ditas mais contagiosas ou com um poder de transmissão maior e algumas vezes mais letais.
Porém, o último trimestre do ano já foi mais promissor, porquanto foram-se tornando visíveis os efeitos positivos da campanha de vacinação que arrancou no início de Março, apenas 3 meses depois do seu arranque num número reduzido de países desenvolvidos, apesar de terem estado a ocorrer notícias do surgimento de novas variantes, ditas mais contagiosas ou com um poder de transmissão maior e algumas vezes mais letais.
Fruto da sua resiliência, a economia global ganhou robustez, mas houve aumentos não desprezíveis nas suas taxas de inflacção, escassez de matérias-primas essenciais e de mão-de-obra qualificada, interrupções na cadeia logística, mormente na carga e descarga e, concomitantemente, na distribuição e quedas acentuadas na procura em certos sectores.
Como não podia deixar de ser, o quadro não foi diferente em Angola e no Banco Sol, que apesar de terem sido afectados pelas perdas de vidas humanas e pelos efeitos decorrentes da utilização limitada das suas capacidades produtivas e laborais e restrições nas movimentações de pessoas e bens, encetaram recuperações nos seus respectivos contextos.
Fruto da inter-relação dos diversos participantes e em particular do trabalho abnegado que foi sendo efectuado pelas Equipas de Trabalho e Accionistas da nossa instituição, o Banco Sol manteve os casos da pandemia dentro de cifras aceitáveis, melhorou o funcionamento dos seus órgãos e estruturas, preservou a quase totalidade dos postos de trabalho e melhorou alguns dos seus indicadores, com destaque para os seguintes:
  • A Carteira de Créditos cresceu em 4,5% para Kz 214 177 milhões;
  • A Carteira de Depósitos ascendeu a Kz 639 850 milhões, tendo representado um incremento de 22% em relação a 2020;
  • O Número de Clientes teve um aumento de cerca de 15%, correspondente a mais de 141 000 contas novas;
  • A margem Financeira passou de Kz 6 269 milhões para Kz 19 632 milhões.
O crescimento económico moderado que se prevê para a República de Angola em 2022, fez-nos estimar a obtenção de resultados mais robustos neste exercício. Todavia, o conflito russo-ucraniano que deflagrou no fim do mês de Fevereiro, aconselha-nos a sermos mais cautelosos em relação aos resultados parcelares e finais que hoje esperamos vir a obter.
Continuaremos a executar o Plano Estratégico com determinação acrescida, face aos bons resultados que temos conseguido.
O nosso profundo agradecimento a todos os nossos parceiros, em particular aos nossos Colaboradores, Clientes e Accionistas do Banco Sol.
Banco Sol!
O Banco de todos nós.
chart-square
Crescimento da carteira de créditos

A Carteira de Créditos cresceu em 4,5% para Kz 214 177 milhões.

card-send
Aumento da margem financeira

A margem Financeira passou de Kz 6 269 milhões para Kz 19 632 milhões.

people 1
Aumento de número de clientes

O Número de Clientes teve um aumento de cerca de 15%, correspondente a mais de 141 000 contas novas.

money-send
Ascensão da carteira de depósitos

A Carteira de Depósitos ascendeu a Kz 639 850 milhões, tendo representado um incremento de 22% em relação a 2020.

Somos o banco de todos os angolanos.

E por isso mesmo, estamos presentes nas 18 províncias de Angola.