Frame
Frame
Frame
Banca e Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera discutem oportunidades de financiamento ao conteúdo local

Banca e Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera discutem oportunidades de financiamento ao conteúdo local

Julho 18, 2025/

internacionalização

Um grupo de operadores do sector bancário, entre os quais o Banco Sol, discutiu, esta Quinta-feira, 17, com as Empresas Prestadoras de Serviço à Indústria Petrolífera as possibilidades de financiamento bancário àquele sector   de actividade económica, durante o Fórum sobre ‘Sobre o Impacto do Sector Financeiro no Conteúdo Local’.
 
Organizado pela Global Services Corporation, o encontro teve como objectivo encontrar as melhores vias do sector financeiro, sobretudo o bancário, participar no fomento das actividades das Prestadoras de Serviço ao Sector Petrolífero e como pode apoiar as empresas do sector petrolífero na implementação do conteúdo local, através do fornecimento de soluções de tesouraria e assessoria técnica.
 
O Fórum reuniu, entre outros, reguladores dos sectores financeiro, da banca comercial, sector segurador e petrolífero, nomeadamente o Banco Nacional de Angola (BNA), Agência de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) e da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).
O Banco Sol foi uma das instituições convidadas ao certame, estando representado no encontro pelo seu administrador-executivo, Vladmir Patrício Castelo Branco da Cunha, que esteve acompanhado pelo Chefe de Departamento de Oil & Mining Desk e uma equipa multifuncional de colaboradores da instituição compostas por Isuely Gaspar, Tatiana de Matos Abreu, Felicidade Gomes, Epifânia Magalhães e Nelson Rodrigues.
 
Banca e Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera discutem oportunidades de financiamento ao conteúdo local (9)
 
Ao intervir no painel sobre ‘Como o Sector Financeiro pode Apoiar as Empresas do Sector Petrolífero na Implementação do Conteúdo Local, Fornecendo Soluções de Tesouraria e Assessoria Técnica’, Vladmir da Cunha apontou, de modo geral, a preparação de reporte financeiro pelas empresas afectas ao conteúdo local, a capacitação técnica dos profissionais e maior diálogo entre aquela indústria e o sector financeiro como factores determinantes na promoção do financiamento àquele grupo de empresas.
  
Banca e Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera discutem oportunidades de financiamento ao conteúdo local (42)
 
Segundo o gestor, os bancos comerciais estão dispostos a fomentar a actividade das empresas de prestação de serviço ao sector petrolífero, tendo dado exemplo das recentes operações de financiamento à Tesouraria da Etu Energias e a integração num Sindicato Internacional de Bancos que financiou operações da Sonangol.
“Relativamente às disponibilidades para as Prestadoras de Serviços, a questão do reporte financeiro é importante. Mas é preciso que tenham também alguma assessoria e capacidade técnica. Elas conhecem melhor o seu negócio do que nós, conseguem explicar melhor o negócio e como funciona, só que depois não conseguem estruturar ao nível financeiro para depois explicarem ao banco como deverá financiar a operação”, indicou o gestor.
 
O Banco sol, exemplificou, “tem feito a capacitação das suas equipas técnicas com os seus parceiros, que dão assessoria ao banco para olhar um pouquinho como é que funciona a cadeia valor, quais são as necessidades e também para ajudar na prestação de assistência técnica aos Prestadores de Serviço à Indústria Petrolífera”.
  Banca e Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera discutem oportunidades de financiamento ao conteúdo local (24)-1
 
O Administrador Vladmir Cunha apontou as limitações da actual lei cambial aplicada ao sector petrolífero – que proíbe pagamentos em moeda estrangeira às empresas que têm receitas exclusivamente em Kwanzas – como um dos factores de ‘bloqueio’ para que o financiamento às prestadoras de serviço seja mais fluido e constante, pelo que apelou a concertação entre todos os envolvidos, nomeadamente BNA, CMC, ARSEG, banca comercial e prestadoras de serviços para busca de soluções que ajudem a ultrapassar a barreira. 
 Banca e Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera discutem oportunidades de financiamento ao conteúdo local (6)