Fomento à mineração: Banco Sol apresenta soluções financeiras inovadoras na Expo-Catoca – 30 Anos
Julho 29, 2025/
internacionalização
Luanda, 29 de Agosto de 2025 – O Banco Sol participou no painel “O Papel da Banca e dos Seguros na Transformação do Sector Mineiro Angolano”, integrado na Conferência Internacional realizada à margem da Expo-Catoca, que assinalou os 30 anos da empresa diamantífera.
O encontro reuniu instituições financeiras e seguradoras para debater soluções de financiamento para o sector mineiro, essencial para o desenvolvimento económico do país.
Representado pela sua Direcção Financeira (DFI), o Banco Sol apresentou o seu portefólio de negócios no sector e destacou a sua visão estratégica para apoiar empresas exploradoras, prestadoras de serviços e trabalhadores mineiros.
O Director Financeiro, Raúl Diniz, referiu que o Banco Sol criou um produto de tesouraria para garantir liquidez às empresas do ramo, permitindo a continuidade das suas operações.

Raúl Diniz destacou as parcerias com correspondentes internacionais, que reforçam a capacidade do Banco Sol em garantir o acesso a divisas, sobretudo para operações de trade finance e financiamentos de médio e longo prazo.
O gestor enfatizou ainda o compromisso social da instituição, através do projecto ‘Sol Mineiro’, que promove o desenvolvimento das comunidades nas áreas de exploração mineira.
.jpg?width=6696&height=3645&name=_N0A8745%20(1).jpg)
Além do Banco Sol, participaram no debate representantes dos bancos Angolano de Investimento (BAI), de Fomento Angola (BFA), Millennium Atlântico (BMA), Yetu, Caixa Angola, BCI e Keve, bem como das seguradoras nacionais Projeja Seguros e Viva, e de entidades financeiras estrangeiras que partilharam experiências das praças em que actuam.